domingo, 5 de fevereiro de 2012

UM BOTÃO NEGRO, OUTRO BRANCO - Resumo

Livro de: Beto Bevilácqua

O livro um botão negro, outro branco conta a historia de uma menina que se chamava Mariana, era loira dos olhos azuis. Na parte da manhã ela ia à escola, à tarde ajudava sua mãe Natalia a cuidar do serviço de casa, e seu pai Carlos trabalhava o dia todo em engenharia civil, ao anoitecer Mariana e sua mãe foram para fora de casa para esperar Calos para enchê-lo de beijos e abraços.

Todo final de semana eles visitavam sua avó, uma velhinha, magrinha, baixa e meio doentia, toda vez que iam se despedir de dona Maria, Mariana dava vontade de chorar, pois sua avó dava um tchau fraco pela janela.

Mariana tinha um diário que ela considerava como seu melhor amigo. Ali contava tudo sobre ela e sua vida em geral. Ela tinha um quarto só para si, com as paredes decoradas de bandas de rock nas paredes, livros na banqueta.

Certo dia Mariana foi para escola e conheceu um garoto que se chamava João Pedro da cor negra cabelo encaracolado e de olhos claros, Mariana sentiu uma coisa diferente que afinal era uma paixão que havia sentido, na hora do recreio Mariana estava sentada logo João chego e a cumprimentou, então ali ficaram uns bons minutos sem falar nada um com o outro, quando o sino tocou ele a convidou para ir ao shopping e ela rapidamente disse: — Sim, claro, mas o que iremos fazer no shopping? João logo respondeu — Ah! Sei lá, podemos tomar sorvete, ir ao parque. Mariana tinha uma amiga que se chamava Marta, Mariana não podia sair de casa sozinha então Marta foi ao shopping com sua amiga, chegando lá Mariana despistou, e encontrou João, compraram sorvete foram para a praça, ali naquele banquinho sem ter nada para falar tomaram o sorvete, e Mariana com vergonha disse: — que sorvete bom né? — É verdade, e João sem jeito fez uma pergunta digamos assim, sem pé e sem cabeça, — Que dia bonito né? — Balançou o ombro como sei lá, João aproximou-se de Mariana e a beijou.

Roberto que estudava em sua sala, gostava de brincar como um detetive Sherlock Holmes descobriu que Mariana estava namorando com João e contou para turma sobre o namoro de Mariana com o João, a professora contou para os pais dela que ela estava namorando um garoto negro, os pais de Mariana a proibiu de namorar com ele porque era negro e ela branca, a partir dali a sua mãe a levava e buscava da escola por causa de João, Mariana sofreu muito porque era apaixonada por ele e ele por ela, ele sofreu muitos preconceitos na escola.


Wigna Diórgenis Mendes, 16 anos, 9°B1 - 2011




Nenhum comentário:

Postar um comentário