segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

BOM-CRIOULO - Resumo - Andrey


Livro de: Adolfo Caminha

O livro conta a história de Amaro, que aos dezoito anos entra na marinha, como guarda-marinha. Amaro não queria voltar para a fazenda onde era escravo, então entrou em um barco ancorado e foi embora. Muito bem recebido pelos marinheiros. Com o passar do tempo sentiu saudades de sua mãe, seus amigos e do cafezal onde trabalhava.Seu caráter era bom,por isso o nome bom-crioulo.Ganhou fama na marinha.

Durante uma viagem Amaro pôs-se em contato com a cachaça e ficou tão violento que o temiam. Nessa viagem conheceu o Grumete Aleixo que deu conselhos a ele.Com o passar do tempo Aleixo não saia da cabeça de Amaro,e se tornaram amantes.

Quando chegaram ao Rio de Janeiro, Amaro encontrou sua amiga Dona Carolina. Ela deixou que ficassem em um quartinho de sua casa. A vida era boa para Aleixo e Amaro até que começaram a desconfiar da modificação nos modos dóceis de Amaro.

Amaro, Aleixo e Dona Carolina passaram a formar uma família. De repente Amaro começou a sentir-se magro, feio e fraco. Seu afeto a Aleixo já não era tão forte nem tão ardente. Confiava em Aleixo e que ele jamais se entregaria a outro homem. Já fazia um ano que estava junto.

Amaro foi nomeado para servir em outro lugar. Mas não gostou da idéia, mesmo assim foi, e deixou sua alma com Aleixo. Forma-se um triângulo amoroso. Aleixo foi surpreendido com a notícia de que Dona Carolina queria Amaro em sua cama.

Amaro se mete em uma briga de bar e é hospitalizado. Amaro pede à enfermeira que escreva uma carta. Carolina rasga o bilhete de Amaro, sem a resposta do bilhete, Amaro foge do hospital, mas leva uma navalha com ele. Foi à padaria perguntar por Dona Carolina e Aleixo, soube que saíram à noite. Quando viu Aleixo saindo da casa, começou a falar mal-lo. Houve gritos. Quando Carolina viu, Aleixo estava ensangüentado, levado já morto a navalhadas. O bom-crioulo seguia rua a baixo, preso pelos guardas.

Andrey Emanoel de Souza Paixão, 16 anos, 8º B1 – 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário