domingo, 5 de fevereiro de 2012

O GUARANI - Resumo


Livro de: José de Alencar



A história se passa na época da colonização do Brasil, nos anos de 1603 e 1604. Peri era um jovem índio guarani, da tribo goitacá, que salva a vida da jovem Cecília e se torna amigo da moça. Ela morava numa casa no alto de um rochedo, no Vale do Paraíba.

Peri descobre a traição do aventureiro Loredano, um frade carmelita renegado, que pretendia raptar Cecília e matar o resto da família dela. Peri e Álvaro, comandante dos aventureiros a serviço do pai de Cecília, Dom Antonio de Mariz, enfrentam a revolta, mas a propriedade é atacada pelos canibais da tribo aimorés, que queriam vingança porque o irmão de Cecília matou acidentalmente uma índia da tribo aimoré. Álvaro amava Cecília, mas apaixonou-se pela prima de Cecília, Isabel, que era mestiça e na verdade Irma natural de Cecília, filha de Dom Antonio com uma índia. Álvaro morre e então Isabel se mata, e Loredano foi descoberto e queimado na fogueira pelos próprios companheiros de revolta.

Quando os aimorés tomaram a casa de Dom Antonio, Peri fugiu com Cecília numa canoa, e Dom Antonio explodiu a casa e o rochedo morrendo junto com a família, os aventureiros e todos os inimigos. No caminho para o Rio de Janeiro Cecília percebeu que amava Peri e uma terrível enchente ameaçava matar os dois, mas Peri arranca uma palmeira do chão com os próprios braços, e navegando nela os amantes se beijam e se salvam.



THALES EMERICH B. LEONE, 9º B1 - 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário