O livro conta uma história que se passa na França, no século XVIII, onde uma peça entra em cartaz. Certa noite dois homens se juntaram a multidão, para assistir a peça (Cristiano e Cyrano). Cyrano vai ao teatro para impedir Monteflury, o ator principal, de subir no palco, uma vez que tinha sido proibido, pois havia insultado Cyrano.
Cristiano, só foi ao teatro para descobrir o nome de uma mulher que o intrigou muito. Descobriu que o nome da mulher era Roxana, e que De Guiche, um nobre, estava forçando-a a se casar.
Cyrano assusta muitas pessoas, pois seu nariz é extremamente grande, ele intimida Monteflury nos bastidores, mas é insultado por Valvert um amigo de De Guiche. Cyrano mata Valvert num duelo.
No dia seguinte Cyrano espera na padaria de seu amigo, pela chegada de Roxana. Ela é sua prima, mas por quem era apaixonado desde criança. Roxana diz a Cyrano que estava apaixonada, ele fica feliz até saber que ela falava de Cristiano. Roxana pede que Cyrano mostre a cidade para Cristiano, ele promete cuidar bem do moço.
Cyrano diz a Cristiano que sua prima estava apaixonada por ele, e diz que o moço tem que escrever uma carta para ela, mas Cristiano não levava jeito com as palavras. Cyrano então escreve para ele. Os dois aguardam ao lado de fora da casa de Roxana, mas quando a moça chega Cristiano não consegue dizer nada, Cyrano sussurra a carta para o moço.
A guarda real estava acampada ao lado de fora de uma cidadezinha. Roxana chega numa carruagem trazendo comida. Cristiano descobre que Cyrano gosta dela e exige a verdade, mas Cristiano é morto em combate.
Quinze anos depois Roxana vivia em um convento, como viúva, Cyrano ia visitá-la toda semana, dois amigos dele contam a ela que ele estava morrendo, ele pergunta a Roxana se ela pode guardá-lo no coração como guardou Cristiano, ele conta toda a verdade e ela diz que sim. Cyrano compõe um último verso enquanto duela com um inimigo invisível e depois morre.
Andrey Emanoel de Souza Paixão, 16 anos, 8º B1 – 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário