sexta-feira, 29 de julho de 2011

VIDA DE EMPRESARIA




No dia 4 de julho de 1976 nasceu Maria Silva de Oliveira, nascida na Bahia, em uma área rural, tendo que dividir praticamente tudo com seus sete irmãos. Hoje é sócia de uma indústria de madeiras uma empresaria aqui em Ouro Preto.

Ela estudou até o 8º ano do Ensino Fundamental, e comentou que seu salário chega a quatro mil reais por semana. Aparentemente a relação com seus clientes e boa, ela reclama de alguns que sempre a tratam mal, querendo agir como se fosse seu chefe, mas ela não liga muito. Dona Maria trabalha com seu marido, ou seja, no seu trabalho ele é seu superior _ o único que manda nela, apesar isso raramente acontecer. A empresária diz que não gosta de lidar com seus empregados, porque se acontecer alguma coisa eles vão falar diretamente com ela e não com seu patrão.

Quando é perguntada sobre as condições de sua vida no passado ela fala que não eram boas porque sua família era muito pobre, não tinham como mandar todos os filhos para escola; então de oito crianças apenas uma terminou os estudos e cursou faculdade. Ela fala que é muito feliz no seu trabalho e o que mais gosta é que consegue dar o máximo de si e sempre faz tudo muito bem.

Por fim, Maria comenta que não deixaria jamais que o que passou na sua infância acontecer a sua filha, porque ela já deixou de comer para dar a filha, já deixou de comprar algo para dar a filha, tropeçando nas palavras ela diz que se arrepende por ficar tanto tempo no trabalho e diz que não dá a filha atenção que gostaria.

Loyane Silva Souza de Oliveira, 9ºA2 / 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário