quinta-feira, 28 de julho de 2011

ROMPENDO LIMITES


Alagoano de Palmeiras dos índios (onde nasceu em 17/12), O doutor Olavo é filho de Maria do Carmo, dona de casa e Olavo R. Santos, açougueiro. Teve uma infância muito agradável, pois tinha uma família carinhosa e atenciosa, no lugar onde morava havia menos violência do que nos dias atuais, as crianças tinham mais liberdade para brincar. Gostava muito de soltar pipa e jogar futebol com seus amigos.

Para projetar sua carreira médica teve a influência de seu professor já no Ensino Médio, apesar de ter medo e pavor de passar em frente de funerárias, velórios e hospitais (uma vez que cruzava as ruas para desviar-se). Cursou o Ensino Básico em Palmeiras no Colégio de Freiras Centro Educacional Cristo Redentor (particular). Fez sua faculdade na UFAL (Universidade Federal de Alagoas), onde depois se especializou em gastroenterologia e cirurgia geral, em virtude da influência dos seus mestres doutores serem desta área. Foram seis anos de faculdade mais três anos para sua especialização em gastroenterologia, cirurgia geral, cirurgias videoloparoscópica e endoscopia.

Os momentos mais marcantes da sua vida estudantil foi passar no vestibular (alegria dos pais) e em sua formatura. Como médico o momento mais marcante foi o caso do Bispo Dom Moacir Grecchi quando sofreu um acidente.

Dr. Olavo vê sua profissão como um sacerdócio, gosta do que faz, porém explica que os cursos de medicina precisam ser mais criteriosos. Se não tivesse se tornado médico, talvez tivesse seguido a profissão do pai (açougueiro).

Residente em Ouro Preto do Oeste trabalha no Hospital São Lucas (OPO), 06 de Maio em Ji-Paraná, Hospital Municipal (Ji-Paraná) e Unigastro em Jaru, sendo essa uma Clínica própria. É casado e pai de uma menina chamada (Gabriella).

Segundo DR. Olavo diz que “para conquistar plenamente a confiança de um paciente, o médico precisa demonstrar profissionalismo e ser verdadeiro em qualquer circunstância, analisar cada caso com empatia (colocar-se no lugar do outro) e sabedoria”.

No que se refere a cuidados preventivos a doenças gástricas: ter uma alimentação equilibrada, evitar frituras, alimentos condimentados e gordurosos, cigarros, bebidas alcoólicas, antiinflamatórios de modo geral e evitar nervosismo e ansiedade. As principais doenças são gastrite, doença de refluxo e úlcera. Os principais exames realizados para diagnosticar o estado do paciente variam desde os laboratoriais a exames mais abrangentes como ultrassom, tomografia, ressonância magnética e outros.

Para finalizar a entrevista ele disse a seguinte frase como conselho: “Invista em seu sonho profissional. Persista e supere todos os obstáculos. Seja um vencedor”

Karolyne Alves Colombo 13 anos, 9ºB1 / 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário