quinta-feira, 28 de julho de 2011

UMA MULHER BATALHADORA



Vera Filomena F. de Paula nasceu no dia 27 de fevereiro de 1948, no interior do Espírito Santo, na cidade de Baixo Guandu. Ela morou com os pais até os 10 anos de idade, quando resolveu morar com a tia em Governador Valadares para cursar a 1ª série do Ensino Fundamental. Depois de cursar a 1ª série, Vera voltou para a casa dos pais, permanecendo até os 15 anos, quando se mudou para a casa da tia, para cursar a 5ª série. Já aos 23 anos, ela ingressou na Faculdade de História, formou-se e virou professora de História do Ensino Fundamental. A professora conta que gostava muito de Odontologia, mas por falta de oportunidade e boas condições financeiras, escolheu História. Vera também diz que na sua época a mulher não podia sair de casa para estudar.

Ela trabalhou como auxiliar de laboratório e depois auxiliar de hospital, enquanto cursava a faculdade. Ao se lembrar da influência do pai, Vera se emociona, pois ele a incentivava a estudar para ser alguém bem sucedido na vida. “Apesar da época de ditadura, e por não ter estudo, considerava meu pai um sábio” – diz.

Vera se casou com Carlos Paulo de Paula, mudou-se para Rondônia no dia 29 de março de 1977, e ao chegar ao Estado trabalhou como administradora do INCRA antes de começar sua carreira no magistério. Hoje é aposentada do Estado e presta serviços ao Município, ganhando 1.100 reais por mês.

Fora das escolas, Vera gosta de culinária e artesanato. “Vou montar uma lanchonete” – diz. Ela gosta de ler livros de auto-estima, economia e de História. A professora acredita que viver bem e com amor faz toda a diferença.

vera.jpgMidiã Silva de Paula, 13 anos. 9º B1 / 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário