sexta-feira, 23 de abril de 2010

PROJETO DE VIDA





Parece muito fácil falar em projetos de vida, mas quando se coloca os anseios numa página do Word descobre-se que os objetivos não estão claros e bem definidos. E quando uma pessoa ainda não tem a sua trajetória traçada, fica vulnerável às ideologias das pessoas que o cercam. Contudo quem pode dizer se isto é bom ou ruim é apenas a própria pessoa.
Se não é bom ser indeciso na vida pessoal, quanto mais isso pode acontecer na vida escolar. Toda escola necessita ter sua linha de trabalho definida. E seus mestres devem saber para onde ir e como desenvolver os projetos educacionais que pretendem trabalhar junto aos estudantes.
Após ler a linha do tempo descobre-se que todos os teóricos contribuíram muito para a melhoria da Educação da atualidade, pois cada mestre se esforçou imensamente levando em conta a década em que vivia.
E com estas leituras há um educador que chama a atenção para o desenvolvimento de projetos. É o caso do mestre Paulo Freire que foi o autor da pedagogia do oprimido que “defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a ler o mundo para pode transformá-lo.” Em seus ensinos ele acreditava que o aluno já chega à escola com a sua cultura e que esta não é melhor nem pior do que a docente.
Mas cabe ao professor instigá-lo a pesquisar cada vez mais para solucionar os próprios problemas e ser autônomo de sua vida, até porque Freire começa a trabalhar com adultos e é a partir da conscientização destes buscando se inserir num mundo competitivo, onde quem se dá bem é a pessoa que domina a escrita, que consegue dar um jeitinho em tudo.
Contudo, o teórico não conseguiu o sucesso só, ele teve o apoio da comunidade católica que utilizava os seus métodos para dar sequencia ao processo da alfabetização de adultos tanto do Brasil quanto de alguns países do mundo. Outra coisa relevante é a origem pobre do professor, homem que chegou a altos cargos do escalão da política, no entanto também foi exilado pelos ideais que tinha para o cidadão brasileiro. Por isso homens como esse são raríssimos e a sua vida deveria ser conhecida por todos.
Raquel Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário