sexta-feira, 16 de abril de 2010

A ESCRITA E REESCRITA NA PESQUISA CIENTÍFICA




Professora: Raquel Leal E– mail: professoraleal-raquel@hotmail.com
Co-autora: Denise Verônica de Andrade E-mail: veronykandrade@gmail.com

INTRODUÇÃO Este projeto desenvolveu junto aos alunos do 9° ano B1 do Ensino Fundamental o senso crítico ao produzirem um trabalho científico a partir da Memória dos moradores de antigas construções que contaram um pouco da história de Ouro Preto do Oeste. OBJETIVO Trabalhar com os alunos do 9º B1 a pesquisa científica, a escrita, a reescrita e reflexão dos trabalhos que tinham feito até o momento e o que elaboraram a partir da construção desse artigo. Utilizando-se da mídia digital e dos recursos que ela oferece. METODOLOGIA Pesquisa, leitura, reescrita, entrevista, manuseio do computador, CD-RW, máquina digital, edição de vídeos PALAVRAS-CHAVE Pesquisa. Alunos. Língua Portuguesa. Escrita e Reescrita. DESENVOLVIMENTO Com a realização do I Salão de Iniciação Científica desenvolvido na EEEFM Joaquim de Lima ficou provado que quando os alunos de Ensino Fundamental são orientados e direcionados numa pesquisa séria como é o caso da elaboração de artigos científicos os mesmos o fazem como os alunos universitários. Dessa forma esses pesquisadores serão disseminadores de conhecimento. No ano anterior a turma pesquisadora foi escolhida pela professora por conviver com eles por três anos, enquanto que os alunos do 9º B1 não conheciam a metodologia da professora e as cobranças pessoais. Em Ouro Preto do Oeste e no Brasil, boa parte dos alunos tem notas baixas em Língua Portuguesa por terem dificuldades na leitura e na escrita. Uma vez que os profissionais da educação não possuem tempo suficiente para ler e corrigir textos dos alunos, os quais passaram pela alfabetização com pouquíssimos exercícios de reescrita. E os “Objetivos de Língua Portuguesa salientam também a necessidade de compreender textos orais e escritos, de assumir a palavra e produzir textos em situações de participação social.” (PCN, 1996, p.46). Pensando em minorar as dificuldades de leitura, escrita e trabalho em grupo o projeto “A escrita e reescrita na pesquisa científica”, propôs-se a fazer um trabalho de entrevistas, pesquisas e análises das dificuldades passadas pelos antigos moradores da cidade para descobrir quais mudanças ou não as suas residências sofreram. Este trabalho se iniciou no mês de março com a elaboração do projeto por parte dos alunos que o escreveram em duplas nos meses de abril e maio. Fez-se visitas às residências, entrevistas, fotos, elaboração de vídeos, além das constantes escritas e reescritas. Este trabalho foi cansativo e intenso, mas muito gratificante, pois para desenvolvê-lo a professora de Língua Portuguesa contou com a ajuda da Professora Coordenadora do Laboratório de Informática, amigas da área de Língua Portuguesa que colaboraram ajudando na revisão das memórias dos moradores de dos pôsteres dos alunos. Infelizmente, ainda há pessoas que acreditam que quando os alunos desenvolvem um projeto, deixam de aprender gramática, e se esquecem de que “Ler e escrever são trabalhos. A escola é um lugar de trabalho. Ler e escrever são trabalhos essenciais no processo de aprendizagem.” (POSSENTI, 2000, p49) Quando um aluno lê desenvolve a leitura, o senso crítico, e ao escrever utiliza todas as regras gramaticais desde a ortografia, semântica, concordância textual, coesão textual, originalidade, clareza de idéias além de descobrir o poder da palavra escrita. CONCLUSÃO Com a realização deste trabalho constatou-se mais uma vez a seriedade dos alunos do Ensino Fundamental na pesquisa científica, a importância da reflexão na hora de se escrever e a desenvoltura na participação social e na escola. REFERÊNCIAS Brasil, MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais – 5ª a 8ª série – Língua Portuguesa. Brasília: A Secretaria 1996. POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas – S P. Mercado de Letras, 2000. Coleção leitura no Brasil.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho. A pesquisa científica online realizada por alunos de 9º é o tema da minha dissertação de mestrado. Abraço!
    Tatiane

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