sexta-feira, 9 de abril de 2010

PREDISPOSIÇÃO


O papel do ensino eletrônico na educação deveria ser um auxiliar do professor no processo de ensino-aprendizagem, contudo na maioria das vezes o educador sente-se despreparado e ao mesmo tempo menospreza a sua potencialidade perante os alunos acreditando que os mesmos têm total conhecimento dessa nova tecnologia.
Que os alunos têm facilidade em manusear uma máquina não é segredo de ninguém, agora utilizá-la para um bem de conhecimento próprio está bem distante da realidade, até porque a sociedade ainda não está preparada para aprender a aprender. Pois muitas pessoas só fazem algo (tecnologicamente) quando é extremamente necessário e não se encontra um amigo que possa ser colocado no lugar para sanar as dificuldades.
Embora acreditemos que a tecnologia é uma coisa nova, estamos enganados, pois podemos ler o que Humberman diz:

O termo inovação é altamente traiçoeiro, sendo ao mesmo tempo sedutor e enganoso: sedutor, porque implica melhoramento e progresso, ao passo que em realidade apenas significa alguma coisa de novo e diferente. Enganoso, porque desvia a atenção da sustância da atividade em causa – 0 aprendizado – em favor do cuidado da tecnologia da educação. (HUBERMAN: 1973)

Com certeza este escritor jamais diria estas coisas nos últimos dois anos. Agora, que há profissionais da educação que por falta de profundo conhecimento utilizaria as novas tecnologias de forma equivocada não é de duvidar.
Embora o mercado de trabalho esteja muito competitivo, tanto o aprendiz jovem quanto o de terceira idade, necessitam de um ambiente adequado de aprendizagem. Lugar este que o agente de aprendizagem possa assessorá-lo tanto nas dúvidas quanto no resgate de suas potencialidades com o intuito de que o aprendiz após iniciar essa busca pelo desconhecido possa interagir em seu meio de forma adulta e consciente melhorando as coisas a sua volta.
Pensando no que foi colocado acima, como está a sua predisposição para a aprendizagem e práticas das novas tecnologias em sala de aula???....Ou sente-se cansado e perto de aposentar e por isso, só aguarda o momento de fechar os olhos e cair no caixão?! Se não deseja ser enterrado, então sorria e tenha a certeza de que ainda poderá aprender muito.

Raquel Leal

Nenhum comentário:

Postar um comentário