sexta-feira, 30 de abril de 2010

PROJETO DE PESQUISA



Raquel Leal


Trabalhar com projetos não é tão novo como os profissionais da Educação da maioria dos estados brasileiros imaginavam, mas para eles isso só foi intensificado após o estudo do curso eproinfo. Os profissionais da educação deveriam ser os mais atualizados quanto ao seu objeto de trabalho. No entanto, esta prática tem andado a passos lentos uma vez que a maioria dos professores necessita de uma dupla ou tripla jornada de trabalho para tentar sobreviver com um pouco de dignidade.
E como trabalhar com projetos tendo uma sobrecarga de trabalho? Como acompanhar com qualidade o crescimento individual do estudante nas pesquisas? Conforme a professora Maria Almeida “O projeto implica em romper com o tempo e o espaço da sala de aula.” Isto é a pura verdade, pois tanto o docente quanto o discente levam trabalhos para casa, com o intuito de serem realizados à noite, nos finais de semana ou feriados.
O trabalho do professor é a única profissão que não tem horário marcado, atendem-se pais no decorrer das aulas, tiram-se dúvidas de um aluno no meio da rua ou após a saída de todos da escola. Sem contar com as madrugadas que o mestre gasta para preparar uma aula diferente, elaborar provas ou corrigi-las.
Sobretudo, ainda há professores que almejam aprender cada vez mais, por isso acabam conquistando alunos para desenvolverem um projeto, podendo aproveitar ao máximo o que as mídias oferecem tanto para registro quanto para organização e construção do conhecimento. Momento em que o aluno começa a ser autônomo de suas pesquisas a partir do direcionamento do mestre. E dessa forma ficam próximos, criam respeito entre si e evoluem intelectualmente.

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