segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PROJETO FESTAS CULTURAIS - EMENTA 2010

EMENTA - 2010

A partir do projeto Memórias da Escola Joaquim de Lima Avelino realizado com sucesso no ano de 2008, e no ano de 2009 com o projeto Conhecendo antigas construções que o PROJETO FESTAS CULTURAIS DE RONDÔNIA, foi trabalhado em 2010 com os alunos do 9º B1. Para escolha da turma foi observado algumas dificuldades de escrita na disciplina de Língua Portuguesa que os alunos não sanaram no 6º, 7º e 8º ano.

TEMA

Festas culturais de Rondônia

JUSTIFICATIVA

O Estado de Rondônia não é reconhecido no Brasil por suas festas uma vez que é um estado novo e que está em desenvolvimento cultural, devido a sua miscigenação. Por esse motivo o povo ainda não conhece a história e a cultura social por falta de material didático que seja adequado como fontes de pesquisa por alunos de Ensino Fundamental e Médio.

Dessa forma, torna-se necessário desenvolver junto aos alunos uma atitude investigativa que o leve a pesquisar estes fatores culturais de Rondônia. Além disso, os últimos vestibulares aplicados pela Universidade Federal do Estado de Rondônia – UNIR trouxe a tona a urgência de se pesquisar esse tema como parte integrante do ensino/aprendizagem, que por sua natureza, se torne uma âncora de valor cultural e documentária tanto para a escola quanto para a comunidade em geral.

PROBLEMÁTICA

Em que consiste a festa O Arraial Flor de Maracujá e o Festival Folclórico Duelo da Fronteira ?

OBJETIVOS

Geral:

Explorar as diferentes manifestações culturais buscando a compreensão, para divulgá-las e valorizá-las de modo a desenvolver trabalhos de cunho científicos a fim de registrar a identidade folclórica, cultural e regional.

Objetivos específicos:

  • Identificar a identidade cultural e histórica de Rondônia;
  • Desenvolver e apresentar as diversidades culturais locais;
  • Identificar o histórico das festas.
  • Sensibilizar os alunos a respeito do valor da experiência das pessoas mais velhas;
  • Compreender o que é memória;
  • Entender como se faz a descrição de um acontecimento e como expressar sentimentos por meio das palavras;
  • Planejar e realizar entrevistas com pessoas mais velhas da comunidade;
  • Produzir textos coletivos e individuais;
  • Reescrever o texto “nos moldes de uma produção científica.”
  • Conhecer e produzir as diferentes etapas de produção de um projeto de pesquisa;
  • Elaborar projeto de pesquisa escolar com os alunos do 9ºB1;
  • Entrevistar culturas de moradores vindos de diferentes Regiões
  • Registrar através de Fotografias e Filmagens todo o trabalho;
  • Produzir artigos científicos a partir da coleta de dados;
  • Montar pôsteres;
  • Empregar a coerência e coesão como elementos da textualidade;
  • Identificar e compreender os elementos de coesão;
  • Corrigir os desvios ortográficos dos próprios textos;
  • Identificar as formas gramaticais indicadas como norma para a fala e a escrita;
  • Reconhecer e aplicar convenientemente diferentes tempos e modos verbais, nas suas diferentes construções lingüísticas – textuais;
  • Aplicar as noções de pontuação e acentuação;
  • Ler e corrigir no texto inadequações em relação à Língua Padrão.

CONTEÚDOS

Identificação do sujeito e predicado, Emprego de acentuação gráfica, Conjunções Coordenadas e Subordinadas, Concordância verbal e nominal, Regência verbal e nominal, Crase, Ortografia Verbos, Coesão, Pontuação, Interpretação de texto, Reescrita de textos próprios e dos colegas com o objetivo detectar os problemas de escrita.

METODOLOGIA

· Pesquisa de caráter interdisciplinar envolvendo conteúdos de História, Língua Portuguesa, “Arte, Educação Física, Geografia, Filosofia e Sociologia”. As outras disciplinas poderão no desenvolvimento da pesquisa

· Pesquisa na Biblioteca, laboratório de informática e em casa;

· Entrevistas com pessoas que já assistiram o evento;

· Assistir o evento em Porto Velho e Guajará -Mirim

· Coletar fotos, imagens e reportagens;

· Escrever o artigo e organizar o pôster.

· Exposição dos pôsteres

· Apresentar a comunidade.

Professoras: Denise Verônica de Andrade e

Raquel Leal

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