Raquel Leal
A Escola Joaquim de Lima Avelino era bem diferente antes da chegada do Laboratório de Informática, pois só havia um computador para os professores e uma impressora matricial. Até que um dia chegou 25 computadores. Mas infelizmente não havia ninguém para montá-los. Passou uns seis meses sem que alunos e professores pudessem usufruir de tal tecnologia.
Contudo, um dia chegou uma professora que disseram estar esperando uma licença prêmio e enquanto esperava começou a montar os computadores. E no ano de 2007iniciou um duro trabalho de instrumentalizar professores para utilizar tantas caixas pretas com telas à frente. Nem todos os profissionais da educação acharam necessários refazer cursos de informática, uma vez que eram portadores de diplomas realizados em escolas especializadas.
Os alunos foram ficando tão interessados e exigentes que muitos professores começaram a utilizar os computadores em suas aulas pensando que o Laboratório de Informática seria a solução para todos os problemas. Podendo assim aumentar o índice de desempenho do aluno, uma vez que se tinha a ilusão de que os alunos dominavam a máquina, e com isto poderia escrever trabalhos de qualidade.
Com o passar dos anos muitos professores que passam trabalho com a ajuda do computador e da internet descobriram que os alunos não dominam tão bem este meio de comunicação, por isto começam a pensar que com uma Disciplina de Informática na escola poderia então receber trabalhos bem elaborados. Puro engano. Será mais uma Disciplina que os alunos poderão dizer: frequentar essa aula para quê? Ela não reprova e o professor não sabe de nada.
Enfim, um Laboratório de Informática numa Escola proporciona inúmeros benefícios aos professores que traçam metas e objetivos claros do que pretendem alcançar em suas aulas com o auxílio do computador e da Internet. Contudo esses profissionais devem estar cientes que para os alunos aprenderem bem a utilizar alguns Editores de texto e imagens leva tempo, de dois meses a anos, vai depender dos anseios que a Escola almejar para os anos futuros.
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