segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

PROJETO FESTAS CULTURAIS - EMENTA 2010

EMENTA - 2010

A partir do projeto Memórias da Escola Joaquim de Lima Avelino realizado com sucesso no ano de 2008, e no ano de 2009 com o projeto Conhecendo antigas construções que o PROJETO FESTAS CULTURAIS DE RONDÔNIA, foi trabalhado em 2010 com os alunos do 9º B1. Para escolha da turma foi observado algumas dificuldades de escrita na disciplina de Língua Portuguesa que os alunos não sanaram no 6º, 7º e 8º ano.

TEMA

Festas culturais de Rondônia

JUSTIFICATIVA

O Estado de Rondônia não é reconhecido no Brasil por suas festas uma vez que é um estado novo e que está em desenvolvimento cultural, devido a sua miscigenação. Por esse motivo o povo ainda não conhece a história e a cultura social por falta de material didático que seja adequado como fontes de pesquisa por alunos de Ensino Fundamental e Médio.

Dessa forma, torna-se necessário desenvolver junto aos alunos uma atitude investigativa que o leve a pesquisar estes fatores culturais de Rondônia. Além disso, os últimos vestibulares aplicados pela Universidade Federal do Estado de Rondônia – UNIR trouxe a tona a urgência de se pesquisar esse tema como parte integrante do ensino/aprendizagem, que por sua natureza, se torne uma âncora de valor cultural e documentária tanto para a escola quanto para a comunidade em geral.

PROBLEMÁTICA

Em que consiste a festa O Arraial Flor de Maracujá e o Festival Folclórico Duelo da Fronteira ?

OBJETIVOS

Geral:

Explorar as diferentes manifestações culturais buscando a compreensão, para divulgá-las e valorizá-las de modo a desenvolver trabalhos de cunho científicos a fim de registrar a identidade folclórica, cultural e regional.

Objetivos específicos:

  • Identificar a identidade cultural e histórica de Rondônia;
  • Desenvolver e apresentar as diversidades culturais locais;
  • Identificar o histórico das festas.
  • Sensibilizar os alunos a respeito do valor da experiência das pessoas mais velhas;
  • Compreender o que é memória;
  • Entender como se faz a descrição de um acontecimento e como expressar sentimentos por meio das palavras;
  • Planejar e realizar entrevistas com pessoas mais velhas da comunidade;
  • Produzir textos coletivos e individuais;
  • Reescrever o texto “nos moldes de uma produção científica.”
  • Conhecer e produzir as diferentes etapas de produção de um projeto de pesquisa;
  • Elaborar projeto de pesquisa escolar com os alunos do 9ºB1;
  • Entrevistar culturas de moradores vindos de diferentes Regiões
  • Registrar através de Fotografias e Filmagens todo o trabalho;
  • Produzir artigos científicos a partir da coleta de dados;
  • Montar pôsteres;
  • Empregar a coerência e coesão como elementos da textualidade;
  • Identificar e compreender os elementos de coesão;
  • Corrigir os desvios ortográficos dos próprios textos;
  • Identificar as formas gramaticais indicadas como norma para a fala e a escrita;
  • Reconhecer e aplicar convenientemente diferentes tempos e modos verbais, nas suas diferentes construções lingüísticas – textuais;
  • Aplicar as noções de pontuação e acentuação;
  • Ler e corrigir no texto inadequações em relação à Língua Padrão.

CONTEÚDOS

Identificação do sujeito e predicado, Emprego de acentuação gráfica, Conjunções Coordenadas e Subordinadas, Concordância verbal e nominal, Regência verbal e nominal, Crase, Ortografia Verbos, Coesão, Pontuação, Interpretação de texto, Reescrita de textos próprios e dos colegas com o objetivo detectar os problemas de escrita.

METODOLOGIA

· Pesquisa de caráter interdisciplinar envolvendo conteúdos de História, Língua Portuguesa, “Arte, Educação Física, Geografia, Filosofia e Sociologia”. As outras disciplinas poderão no desenvolvimento da pesquisa

· Pesquisa na Biblioteca, laboratório de informática e em casa;

· Entrevistas com pessoas que já assistiram o evento;

· Assistir o evento em Porto Velho e Guajará -Mirim

· Coletar fotos, imagens e reportagens;

· Escrever o artigo e organizar o pôster.

· Exposição dos pôsteres

· Apresentar a comunidade.

Professoras: Denise Verônica de Andrade e

Raquel Leal

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Projetos desenvolvidos em 2010



Professoras: Denise Veronica de Andrade
Márcia Mendes de Lima
Raquel Leal
Vanusmeire da Silva







1º B1 2010

A TERRA, NOSSO LAR - Camila


No Planeta Terra, o meio ambiente é o nosso lar para que os rios não sequem as pessoas não devem jogar lixo em matas, e até mesmo em esgotos, pois a partir do momento em que se faz isso, o esgoto entope a saídas colaborando com as enchentes.

O ser humano no mundo de hoje, não está nem um pouco preocupado com as conseqüências, continua derrubando árvores com a maior facilidade como se estivesse arrancando matinhos no quintal de casa, só que estão muito enganados. Vão derrubando sem pensar no futuro dos filhos. Para um casal por um filho no mundo tem que pensar muito, pois se continuar fazendo do jeito que estão sofrerão sérias conseqüências.

Cada um deveria refletir no que custa jogar o lixo na lixeira, deixar de cortar uma árvore e plantar muitas contribuindo com a preservação do meio ambiente.

Camila Oliveira

A TERRA, NOSSO LAR - Ana Carolina

Há muitos anos atrás a Terra era praticamente perfeita, pois o nosso ar era puro, os animais tinham seu habitat natural e o clima da Terra era agradável.

Contudo de alguns anos para cá a Terra mudou bastante para pior, e tudo graças ao homem. Pois com o avanço da tecnologia e com a ambição do homem em querer mais conforto e luxo para si, construíram-se várias indústrias e empresas, que ocasionaram prejuízos a natureza como o efeito estufa, enchente em alguns lugares do mundo, desmatamento das florestas e muitas queimadas.

Mas com todos esses problemas que a natureza tem enfrentado ela não está sendo a única a ser prejudicada, porque o ser humano também tem sofrido com essas conseqüências criadas pela ambição e descuido.

Acredita-se que ainda temos uma chance de reverter esta tragédia ajudando o meio ambiente realizando algumas coisas como: não jogar lixo nas ruas, não sujar rios e mares, e muito menos realizando queimadas.

Se cada um fizer a sua parte para salvar o lugar em que vive, breve teremos um futuro e um mundo bem melhor para se viver.

Ana Carolina Souza

A TERRA, NOSSO LAR - Aliny

A Terra está ameaçada por pessoas que parecem não se preocupar com o futuro, muito menos entender que precisamos dela para sobreviver, e que ela está sentindo todas as mudanças provocadas pelos homens.

Seria tão bom olhar para o céu e não ver poluição, olhar para a natureza, a fauna e a flora e ver tudo em perfeita condição, mas nem sempre é o que realmente vemos e encontramos. Temos que ter a consciência de que toda ação tem uma reação, sendo ela boa ou ruim.

Pensar no futuro não é apenas pensar em um mundo com tecnologia, com conforto, com modernização, mas também viver sem agredir ao meio ambiente.

O Planeta precisa de ajuda, de viventes que o preserve e que diminua o aquecimento global, que é o assunto mais discutido no momento, o problema que mais ameaça a espécie humana, animal e vegetal.

Com tudo isso que sabemos ainda existe pessoas que fecham os olhos e tampam os ouvidos para este efeito. Com base nestas informações pense bem antes de fazer algo para agredir o meio ambiente, pois você pode ser o mais prejudicado nesse tipo de problema, preserve o planeta, pois só assim teremos certeza de um futuro melhor para todos.

Aliny Cristina da Silva