quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

PASSA ANEL - BRINCADEIRA


As crianças se colocam em filas, sentadas ou em pé, uma ao lado da outra, com as duas mãos unidas, uma delas e escolhida para passar o anel ou um botão. Geralmente é brincado por grupos de meninas ou de meninos que se junta para brincar de passar o anel. O objetivo desta brincadeira é que o anel passe por todo mundo, que a pessoa tem que perguntar a alguém que não recebeu o anel.. (o anel rodou, rodou e parou na mão de quem?).

Felipe Júlio, 9º A2 – 2012.

ADOLETA - BRINCADEIRA





Várias pessoas formam uma roda. Juntam-se as mãos e vão batendo na mão de cada membro conforme vai passando a música. A música é: “Adoleta, le peti petecolá, lês café com chocolá. Adoleta. Puxa o rabo do tatu, quem saiu foi tu, puxa o rabo da panela, quem saiu foi ela, puxa o rabo do pneu, quem saiu foi eu.”


Mônica, 9º A2 -2012. 

COBRINHA - BRINCADEIRA


Dois participantes seguram nas extremidades da corda e começam a fazer movimentos com ela. Enquanto isso, os demais participantes deverão ultrapassar a corda sem tocar nela. Se não conseguir, é eliminado. Quando todos já tiverem passado, deverão passar para o outro lado. E por aí vai até se chegar a um campeão.

 Mônica, 9º A2 - 2012.

AMARELINHA - BRINCADEIRA


 
 
 
Essa brincadeira tão tradicional entre as crianças brasileiras também é chamada de maré, sapata, avião, academia, macaca etc. A amarelinha tradicional é desenhada no chão com giz e tem o formato de uma cruz, com um semicírculo em uma das pontas, onde está a palavra céu, lua ou cabeça. Depois vem a casa do inferno (ou pescoço) e a área de descanso, chamada de braços (ou asas), onde é permitido equilibrar-se sobre os dois pés. Por último, a área do corpo (ou quadrado).
 
 
Mônica - 9º A2 - 2012.



terça-feira, 4 de dezembro de 2012

BANHO DE RIO - BRINCADEIRAS


           Ao colocar uma tábua sobre um local alto, forma-se um trampolim, depois sobe na tábua e pula no rio. Para maiores diversões uma bola para jogar vôlei na água. As crianças quando iam à roça com seus pais não brincavam, eles ajudavam no serviço e as que ficavam em casa além de cuidar da casa faziam bonecas de pano, sabugo de milho, carrinhos de madeira.
Daniele Rodrigues - 9º A2 - 2012.

ROUBA BANDEIRA


 Deve fazer um espaço para cada grupo de pessoa e cada grupo escolhe a sua bandeira e coloca em um circulo no seu espaço os adversários devem tentar pegar a bandeiro do adversário mais se uma pessoa do lado oposto ver a pessoa indo busca a bandeira pode colar essa pessoa e somente outra pessoa do grupo da pessoa colocada pode descolar esta pessoa vence o jogo quem chegar do seu lado com a bandeira do adversário. A brincadeira pode ser jogada com no mínimo quatro pessoas.
                                                        Ionara - 9º A2 - 2012